quinta-feira, 30 de abril de 2015

Professor Ricardo Freitas - Português 6 ano

SUBSTANTIVO E ADJETIVO

6 ANO – TURNO DA TARDE

SUBSTANTIVO

Esses elementos são chamados de substantivos, pois eles nomeiam os seres, como animais, objetos, pessoas, lugares.

Os substantivos se classificam em: comuns, próprios, concretos, abstratos, coletivos, primitivos e derivados.

Substantivos comuns – Indicam seres de uma mesma espécie:

Ex: livro – mesa – carro

Próprios – São aqueles que nomeiam seres de um modo particular, como nome de pessoas, ruas, avenidas, cidades, estados, países, entre outros:

Ex: Rio de Janeiro – Pedro – Praça dos Três Poderes – Palácio das Esmeraldas

Concretos – São aqueles que possuem existência de modo independente, não necessitando de outros para existirem:

Ex: mar – bosque – escola – pássaro

Abstratos – Dependem de outros seres para que eles existam:

Ex: amor – bondade – perdão – felicidade

Primitivos – Não derivam de nenhuma outra palavra da Língua Portuguesa:

terra – folha – ferro

Derivados – Formam-se através de palavras já existentes. Para entendermos melhor citaremos os exemplos acima, seguidos de seus derivados:

terra - terreiro 
folha - folhagem 
ferro - ferradura 


Coletivos – São aqueles que indicam um conjunto de elementos de uma mesma espécie.

ADJETIVO
Adjetivo é a palavra que expressa uma qualidade ou característica do ser e se "encaixa" diretamente ao lado de um substantivo.
Adjetivo é toda palavra que caracteriza o substantivo, indicando-lhe qualidade, defeito, estado, condição etc. Ex.: homem bom (qualidade), menino traquina (defeito), moça feliz (estado), família rica (condição).
O adjetivo pode aparecer antes ou depois do substantivo. Ex.: linda moça ou moça linda.

Como faço para não confundir o substantivo com o adjetivo?

É preciso, em primeiro lugar, estabelecer a diferença entre eles:
Substantivos representam uma categoria de palavras que nomeiam seres existentes, animados ou inanimados, reais ou imaginários: computador, lousa, giz, gente, animais, anjo etc., mesmo que seja só na sua imaginação: fantasmas, ar, vento, oxigênio, mula sem cabeça, Deus, beijo etc.

Adjetivos são as palavras que representam atribuições de qualidades (boas ou ruins), de espécie, de características, de estado que podem ser dadas aos substantivos ou aos pronomes substantivos.
Exemplos de adjetivos: amarelo(a), amargurada, amazonense, argentino, belo, cheiroso(a), estudioso, falante, fedorento, folgada, grande, histórico, malcheiroso, murcho, musculoso, nipo-brasileiro, novo, paulistano, pequeno, verde-claro, velho etc.

Flexões dos adjetivos

Um adjetivo apresenta três formas de flexão: gênero (masculino e feminino),número (singular e plural) e grau (comparativo e superlativo).

O grau do adjetivo expressa a intensidade com que o adjetivo caracteriza o substantivo. O grau comparativo pode ser de superioridade (mais alta que), de igualdade (tão alta quanto) e inferioridade (menos alta que).

O grau superlativo indica que uma característica é atribuída em máxima intensidade ao substantivo. O grau superlativo pode ser absoluto e relativo. O absoluto pode ser sintético (A árvore era altíssima), e analítico (A árvore era muito alta). O grau relativo pode ser de superioridade (Essa árvore é a mais alta da praça) e de inferioridade (Essa árvore é a menos verde da praça).

Adjetivo pátrio

Os adjetivos podem se referir a cidades, países, continentes etc. exprimindo a nacionalidade. Ex.: Amazonense (do Amazonas), baiano (da Bahia), catarinense (de Santa Catarina) etc.

Locução adjetiva

A locução adjetiva é toda expressão (duas ou mais palavras) que aparecem no lugar de um adjetivo. Ex.: amor de mãe, cada de campo, avaliação por mês. A locução adjetiva sempre começa com uma preposição.
A maioria das locuções adjetivas é substituída por um adjetivo correspondente. Ex.: amor materno, casa campestre, avaliação mensal.

ATIVIDADE

Leia o texto e responda às questões a seguir:
A Bailarina
                  (Cecília Meireles)
Esta menina tão pequenina quer ser bailarina
Não conhece nem dó nem ré,
mas sabe ficar na ponta do pé
Não conhece nem mi nem fá,
mas inclina o corpo para cá e para lá
Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri
Roda, roda, roda com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.
Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.
Esta menina tão pequenina quer ser bailarina
Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.

1) Retire do texto dois substantivos comuns.
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2) Retire do texto um adjetivo no singular.


3) Retire do texto um substantivo derivado.
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4) Com as suas palavras explique sobre o que o texto acima está falando.
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5) Destaque os substantivos concretos e abstratos das frases:

a)Atualmente, os carros têm mais durabilidade.

Concreto: __________________________    Abstrato: __________________________

b)Fiz a prova sem dificuldade.

Concreto: __________________________    Abstrato: __________________________

c)Pedimos mais paciência aos moradores.

Concreto: __________________________    Abstrato: __________________________

6) Todos os conjuntos de palavras abaixo são substantivos. Exceto:
(A) amor – felicidade
(B) pedreira – carroça
(C) Colégio Dulce Petri – Belo Horizonte
(D) bonita – belo
(E) carro – cachorro






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