terça-feira, 21 de abril de 2015

PROFESSORA: ALESSANDRA D’ANUNCIAÇÃO - ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA AS TURMAS 1003 E 1004

Tema: linguagem literária e linguagem não literária
Intertextualidade

Texto 1

     Uma coisa é escrever como poeta, outra como historiador: o poeta pode contar ou cantar coisas não 
como foram, mas como deveriam ter sido, enquanto o historiador deve relatá-las não como deveriam ter
sido, mas como foram, sem acrescentar ou subtrair da verdade o que quer que seja.
                                                                                                       Miguel de Cervantes

Texto 2

     Eu já escrevi um conto azul, vários até. Mas este é um conto de todas as cores. Porque era uma vez um
 menino azul, um a menina verde, um negrinho dourado  e um cachorro com todos os tons e entretons do
arco-íris.
     Até que apareceu uma Comissão de Doutores _ os quais, por mais que esfregassem os nossos quatro
amigos, viram que não adiantava. E perguntaram se aquilo era de nascença ou se...
     _ Mas nós não nascemos._ interrompeu o cachorro. _ Nós fomos inventados!
                                                                                                  Mário Quintana

1- O que o autor afirma a respeito do historiador, no primeiro texto, vale também para o jornalista e para o cientista. Explique.

2- Aquilo que se afirma para o poeta, no texto A, vale também para o romancista, o contista, o autor de telenovelas.Explique.

3- Que seres ou fatos do segundo não encontram correspondência na realidade concreta?

4- O cachorro deu uma resposta à comissão de doutores. Qual verbo da resposta do cachorro sintetiza a função do artista?

5- Um historiador poderia ter respondido da mesma forma que o cachorro? Justifique.

6- A palavra ficção significa coisa imaginária, fantasia, invenção. Qual dos textos tem como assunto predominante a ficção? 

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