Tema: Polígonos, perímetro e área
Material: 12 palitos de fósforo e 1 barbante com o comprimento igual ao dos 12 palitos de fósforo.
Objetivos:
1) Mostrar o que são os polígonos. As figuras construídas com palitos são polígonos, já que em seu contorno possui apenas segmentos de reta. Já as figuras feitas com barbante, como tem o seu contorno curvo, exemplificam figuras que não são polígonos.
2) Considerando como unidade de comprimento (u.c.) cada palito de fósforo, temos que o perímetro (medida do contorno) é igual a 12u.c.
Conclusão: Figuras com formatos diferentes, tendo o mesmo perímetro, não necessariamente terão áreas
(medida da superfície) iguais.
Primeira parte: Com os 12 palitos os grupos tiveram que formar figuras alinhadas ou com ângulos retos.
Deveriam também formar pelo menos 5 figuras diferentes e em seguida registrar em papel quadriculado, para depois colar no papel pardo.
Segunda parte: Usando a folha de papel pardo, os alunos colaram os barbantes formando as figuras fechadas Momento da
Facilitando diferenciar polígonos e não polígonos. Atividade divertida. .
ResponderExcluir