segunda-feira, 13 de abril de 2015

Professora Alessandra Lessa - Disciplina: Matemática - Turma 602

Professora Alessandra Lessa
Disciplina: Matemática
Turma 602
Tema: Área e Perímetro
Material utilizado: Um quebra-cabeça chinês chamado TANGRAM, que é composto por 7 peças.
Para a realização dessa atividade, foi acordada com a turma a seguinte legenda:
-Triângulo grande: TG
-Triângulo médio: TM
-Triângulo pequeno: TP
-Paralelogramo: P
-Quadrado: Q
Atividade feita com a turma:
Atividade: TRABALHANDO COM O TANGRAM
1)  Observem as 7 peças que você recebeu. Essas peças compõem um quebra-cabeça chinês chamado TANGRAM.
a)     Usando apenas duas peças do jogo, obtenha as figuras abaixo, uma de cada vez. Registre as soluções.
  • um quadrado
  • um triângulo
  • um paralelogramo
Pergunta-se:
Quantas soluções diferentes você encontrou para cada uma das figuras pedidas?
_______________________________
b)    Usando agora três peças do TANGRAM, construa as figuras pedidas no item a. Registre suas soluções.
c)     Construa um quadrado usando:
  • apenas 4 peças
  • todas as 7 peças
Registre as soluções.
d)    Usando peças do TANGRAM, reproduza a figura esboçada ao lado (trapézio isósceles). Registre as soluções encontradas.
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2)   a) Eleja uma das peças como unidade de medida de superfície. Registre seu nome.
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b)  Calcule a área das outras 6 peças com a unidade escolhida. Registre essas áreas. __________________________________________________________________________________
c)  Eleja outra peça, diferente da primeira, como unidade de área. Registre seu nome. _________________________________________________________________________________
d)   Calcule a área das outras peças com esta nova unidade. Registre.
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e)   Descreva como você realizou a medição das superfícies.
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3) a) Compare as peças e decida qual delas tem maior área. Registre.
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    b) Compare as peças e decida qual delas tem a menor área. Registre.
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4) Construa uma figura qualquer com as sete peças do TANGRAM. Usando a primeira unidade escolhida no item 2, calcule a área da figura formada. Registre ________________________________________________________________________________________________________________________
5) Construa as figuras pedidas abaixo com as peças do TANGRAM destacadas entre parênteses.
a) retângulo (5 triângulos)                                  b) paralelogramo (1TG, 2 TP, 1 TM)
c)  trapézio (2TG, 1Q, 2TP)                                  d) triângulo (2TP, 1Q, 1P, 1 TM)
e)  quadrado (1TG, 2 TP, 1P)
6) Considerando as figuras construídas anteriormente, preencha a tabela a seguir na qual determinamos suas áreas, tomando-se as peças do TANGRAM como unidade de medida.
Unidade de medida
Área
a
b
c
d
e
TG
TM
TP
Q
P

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