segunda-feira, 23 de março de 2015

Prof. Ricardo Freitas - Ensino Religiso



Tema da Aula
Pensando sobre a Liberdade
Nada pode aprisionar a nossa mente

Objetivo
- Levar o aluno a perceber as correntes ideológicas e políticas que o aprisionam
- Motivar o aluno a romper com os paradigmas opressores da sociedade
- Aprender a respeitar as culturas  e os seus valores

Metodologia da aula
- Apresentação do tema
- Distribuição do texto com o poema
- Leitura e discussão sobre o poema

Questões para pensar:
- Que tipos de opressões sofremos hoje?
- Como ser livre em nossa época?
- Precisamos nos submeter a ideologia politica vigente?
- O que é política?
- O que a nossa cultura nos ensina sobre a liberdade?

TEXTO

PENSANDO SOBRE A LIBERDADE

Durante o tempo em que esteve na prisão de Robben Island, Nelson Mandela encontrou no poema "Invictus", a força necessária para continuar vivo e manter acessa a chama da luta contra a desigualdade. Escrito pelo poeta inglês William Ernest Henley em 1875, o poema foi o grande companheiro de Mandela na pequena cela 4 da ala B de Robben Island. Condenado a trabalhos forçados, foi na na cadeia localizada em uma ilha a 11 quilômetros da Cidade do Cabo, que o líder da luta contra o apartheid passou passou 18 dos 27 anos que esteve preso. Mandela contou que, toda vez que fraquejava, lia e relia o poema para aplacar o sofrimento e buscar forças para seguir em frente.


INVICTUS
Dentro da noite que me rodeia
Negra como um poço de lado a lado
Agradeço aos deuses que existem
por minha alma indomável


Sob as garras cruéis das circunstâncias
eu não tremo e nem me desespero
Sob os duros golpes do acaso


Minha cabeça sangra, mas continua erguida
Mais além deste lugar de lágrimas e ira,
Jazem os horrores da sombra.


Mas a ameaça dos anos,
Me encontra e me encontrará, sem medo.


Não importa quão estreito o portão
Quão repleta de castigo a sentença,
Eu sou o senhor de meu destino
Eu sou o capitão de minha alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário