quarta-feira, 18 de março de 2015

Ensino Religioso - Aulas e dinâmicas

Ensino Religioso 
PROF. RICARDO LUIZ DE FREITAS
OBJETIVOS DA MATÉRIA

  • Incentivar a vivência de valores que favoreçam as relações interpessoais mais humanas e fraternas. 
  • É uma disciplina que visa a formação integral do educando na busca e na necessidade do Sagrado.

AULA  – AUTOCONEHCIMENTO

Tema da aula – Será que eu sou uma boa pessoa?

- Apresentação do professor

- Conhecendo os alunos

Para pensar:
Algo importante para qualquer pessoa é saber quem ela é, conhecer seus limites, desejos, pontos fracos e fortes isso influencia em nossos relacionamentos e  na maneira como vivemos a vida.As vezes pensamos que somos pessoas agradáveis. Quando encontramos dificuldades em nos relacionar geralmente colocamos a culpa nos outros.

Tarefa – no quadro
A tarefa desta aula é fazer com que os alunos assinalem SIM ou NÃO, para as seguintes perguntas, e de modo que ele mesmo perceberá o seu procedimento se auto-examinando.

1. Você se sente bem quando vê alguém tendo sucesso?
2. Você se relaciona com as pessoas pelo o que elas tem ou pelo o que elas são?
3. Será que você costuma dar às outras pessoas a atenção e a consideração que elas merecem?
5. Você costuma elogiar os outros?
6. Você sabe guardar segredo?
7. Você coloca a sua vontade sempre em primeiro lugar?
8. Você costuma ajudar pessoas carentes?
9. Você fica irritado quando os outros discordam de você?
10. Você se acha uma pessoa responsável?
11. Você sabe admitir os seus erros?
 Dinâmica
“Fazer aos outros..."
Material: papel ofício, lápis.
Objetivos: mostrar ao jovem que devemos desejar ao próximo aquilo que desejamos para nós.
Desenvolvimento:  dividir o grupo em pares, e entregar um pedaço de papel a cada dupla, depois pedir para que um dos componentes passe uma tarefa para o outro componente fazer. Após a conclusão de todos, o monitor pedirá para que aquele que passou a tarefa a realize.

CONCLUSÃO - É importante saber como reagimos e quem somos para termos bons relacionamentos. Lembre-se de algo importante – TRATE OS OUTROS DA MANEIRA COMO VOCÊ OGSTARIA QUE ELES TE TRATEM.!


Aula  – PRECISAMOS SABER VIVER!
OBJETIVO DA AULA
-         Tratar sobre o tema da LIBERDADE.
-         Respeitar as escolhas do outro
-         Saber viver a minha própria vida e as minhas próprias escolhas

Material
-         Cópia da letra da música - É preciso saber viver – Titãs
-         Rádio com mp3 player se possível

INÍCIO DA AULA

-         Apresentação da música – É preciso saber viver – Titãs
-         Cantar ou ler a música caso não consiga o rádio
Titãs
Quem espera que a vida
Seja feita de ilusão
Pode até ficar maluco
Ou morrer na solidão
É preciso ter cuidado
Pra mais tarde não sofrer
É preciso saber viver
Toda pedra do caminho
Você pode retirar
Numa flor que tem espinhos
Você pode se arranhar
Se o bem e o mal existem
Você pode escolher
É preciso saber viver
É preciso saber viver
É preciso saber viver
É preciso saber viver
Saber viver, saber viver!
Para pensar:
1)     A vida é feita de escolhas. Eu preciso respeitar as escolhas dos outros
2)     Eu conheço as minhas escolhas?
3)     Todo mundo é livre para fazer as escolher que quer, goste você ou não.

4)     As minhas escolhas e a minha liberdade não podem desrespeitar o espaço do outro.

Aula - Pensando sobre a Páscoa.

Objetivo
 -         Compreender o que os valores desta data podem contribuir para uma vida mais digna.
-         Levar o aluno a refletir sobre a sua realidade
-         Confraternizar


Conteúdo:

-         Significado da páscoa para os judeus
-         Significado da páscoa para os cristãos
-         Quais os símbolos da Páscoa?
-         Coelho coloca ovo? Qual o significado do ovo de páscoa?

Tarefa

Divisão de trio/quarteto em sala de aula:

-         Cada trio/quarteto terá que ter um nome e um grito de guerra
-         Cada trio/quarteto terá que fazer um cartaz em cartolina sobre a Páscoa
-         ( Os cartazes serão expostos no mural da Escola)
-         Jogo de perguntas e respostas com base nos textos apresentados em sala de aula – cada dupla/trio escolherá um representante que irá responder as perguntas

-         Premiação:  1 lugar  - 2 caixas de bombom
                         2 lugar  - 1 caixa de bombom
                         3 lugar – 1 barra de chocolate
Pontuação
Nome
Grito de guerra
Cartaz
Perguntas e respostas
Presença dos componentes da dupla ou trio nas ultimas aulas

CONCLUSÃO

-         CONFRATERNIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE PREMIOS

OBS. Essa atividade pode ser feita em 4 aulas – a premiação e a confraternização podem ser fitas na ultima aula


AULA  – AUTO-ESTIMA – COMO EU ME VEJO?

Objetivo
-         fazer o aluno se conhecer
-         fazer o aluno entender a sua realidade
-         fazer o aluno perceber o que realmente importa


DINÂMICA

QUATRO COISAS MAIS IMPORTANTES DA VIDA.

Objetivo – Fazer com que os alunos se soltem, e coloquem o seu senso-crítico pra fora, pois todos deverão falar. Inicia-se a aula perguntando ou colocando no quadro negro, as quatro coisas mais importantes da vida em forma de questões.

1. Uma pessoa importante em minha vida que eu quero bem.
2. Um sentimento importante que eu tenho.
3. Uma parte do meu corpo que mais gosto.
4. Um objeto material que estimo.

Organizar os alunos em círculos, faça eles escreverem no papel, que será dividido em quatro partes.
Num segundo momento, faça eles irem se desfazendo de três coisas, e ficar só com uma.
No final faça com que os alunos falem o que jogaram fora e com o que ficaram e o porque ficaram com aquele papelzinho.

CONCLUSÃO

PENSAR SOBRE O QUE REALMENTE É IMPORTANTE ME MINHA VIDA E COMO ISSO SE RELFETE EM SALA DE AULA E NOS AMBIENTES ONDE CONVIVO.

19 comentários:

  1. Sempre presenciei professores de Ensino Religioso voltados para uma determinada religião. E vou lhe contar: abominava. Mas, o seu trabalho é diferenciado e muito importante para os nossos jovens, em sua maioria sem rumo por falta de apoio social. Você é o professor de Ensino Religioso que eu gostaria de ser. Continue esse trabalho maravilhoso que, com certeza, ajudará muitos jovens, seus colegas, as famílias e a sociedade em geral. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. gostei também das dinamicas Obrigada

    ResponderExcluir
  3. gostei também das dinamicas Obrigada

    ResponderExcluir
  4. adorei! achei as atividades bem elaboradas, com propósitos bem claros. valeu vou usar nas minhas aulas agora mesmo. pois estou tendo muita dificuldade de ministrar essa disciplina na minha escola.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, estou iniciando minhas aulas hoje de Ensino Religioso e já tenho conteúdos, que tirei daqui, muito obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, estou iniciando minhas aulas hoje de Ensino Religioso e já tenho conteúdos, que tirei daqui, muito obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom mesmo, conteúdo riquíssimo.. Amei.. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, ótimas atividades!

    www.ensinoreligiosoemdestaque.blogspot.com.br ... essa é mais uma sugestão...fiz pensando em ajudar também...

    ResponderExcluir
  9. Parabéns colega por essa preciosidade, terei um imenso prazer em utilizar as dinâmicas nesse inicio de ano letivo.

    ResponderExcluir
  10. Adorei. Vou ter a minha primeira experiência como professora de religião e gostaria de trabalhar com meus alunos essa parte dos valores, e tentar não focar em determinada religião. Parabéns pelo trabalho. Vai me ajudar muito!

    ResponderExcluir
  11. Obrigado pelas informações.
    Muito úteis.

    ResponderExcluir
  12. muito bom estruturadas,parabéns!!!!! eis a matéria da qual não me adéquo muito bem, pois estou sempre misturando religião com outras disciplinas.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite. Preciso muito de textos que tratem das seguintes temáticas:
    As características dos mistérios nos diversos textos religiosos.
    O modo como é narrado o mistério da vida nos textos sagrados.
    Função política das ideologias religiosas
    Você pode me ajudar?

    ResponderExcluir