Ensino Religioso
PROF. RICARDO LUIZ DE FREITAS
OBJETIVOS DA MATÉRIA
- Incentivar a vivência de valores que favoreçam as relações interpessoais mais humanas e fraternas.
- É uma disciplina que visa a formação integral do educando na busca e na necessidade do Sagrado.
AULA – AUTOCONEHCIMENTO
Tema da aula –
Será que eu sou uma boa pessoa?
- Apresentação do professor
- Conhecendo os alunos
Para pensar:
Algo importante para qualquer pessoa é saber
quem ela é, conhecer seus limites, desejos, pontos fracos e fortes isso
influencia em nossos relacionamentos e
na maneira como vivemos a vida.As vezes pensamos que somos pessoas
agradáveis. Quando encontramos dificuldades em nos relacionar geralmente
colocamos a culpa nos outros.
Tarefa – no quadro
A tarefa desta aula é fazer com que os alunos assinalem SIM ou NÃO,
para as seguintes perguntas, e de modo que ele mesmo perceberá o seu
procedimento se auto-examinando.
1. Você se sente bem quando vê alguém tendo sucesso?
2. Você se relaciona com as pessoas pelo o que elas tem ou pelo o que
elas são?
3. Será que você costuma dar às outras pessoas a atenção e a
consideração que elas merecem?
5. Você costuma elogiar os outros?
6. Você sabe guardar segredo?
7. Você coloca a sua vontade sempre em primeiro lugar?
8. Você costuma ajudar pessoas carentes?
9. Você fica irritado quando os outros discordam de você?
10. Você se acha uma pessoa responsável?
11. Você sabe admitir os seus erros?
Dinâmica
“Fazer aos
outros..."
Material: papel ofício, lápis.
Objetivos: mostrar ao jovem que devemos desejar ao próximo aquilo que desejamos
para nós.
Desenvolvimento:
dividir o grupo em pares, e entregar um pedaço de papel a cada dupla,
depois pedir para que um dos componentes passe uma tarefa para o outro
componente fazer. Após a conclusão de todos, o monitor pedirá para que aquele
que passou a tarefa a realize.
Aula – PRECISAMOS SABER VIVER!
OBJETIVO
DA AULA
-
Tratar sobre o tema da
LIBERDADE.
-
Respeitar as escolhas do
outro
-
Saber viver a minha
própria vida e as minhas próprias escolhas
Material
-
Cópia da letra da música
- É preciso saber viver – Titãs
-
Rádio com mp3 player se
possível
INÍCIO
DA AULA
-
Apresentação da música –
É preciso saber viver – Titãs
-
Cantar ou ler a música
caso não consiga o rádio
Titãs
Quem espera
que a vida
Seja feita de ilusão
Pode até ficar maluco
Ou morrer na solidão
É preciso ter cuidado
Pra mais tarde não sofrer
É preciso saber viver
Seja feita de ilusão
Pode até ficar maluco
Ou morrer na solidão
É preciso ter cuidado
Pra mais tarde não sofrer
É preciso saber viver
Toda pedra
do caminho
Você pode retirar
Numa flor que tem espinhos
Você pode se arranhar
Se o bem e o mal existem
Você pode escolher
É preciso saber viver
Você pode retirar
Numa flor que tem espinhos
Você pode se arranhar
Se o bem e o mal existem
Você pode escolher
É preciso saber viver
É preciso
saber viver
É preciso saber viver
É preciso saber viver
Saber viver, saber viver!
É preciso saber viver
É preciso saber viver
Saber viver, saber viver!
Para
pensar:
1)
A vida é feita de
escolhas. Eu preciso respeitar as escolhas dos outros
2)
Eu conheço as minhas
escolhas?
3)
Todo mundo é livre para
fazer as escolher que quer, goste você ou não.
4)
As minhas escolhas e a
minha liberdade não podem desrespeitar o espaço do outro.
Aula - Pensando sobre a Páscoa.
Objetivo
-
Compreender o que os
valores desta data podem contribuir para uma vida mais digna.
-
Levar o aluno a refletir
sobre a sua realidade
-
Confraternizar
Conteúdo:
-
Significado da páscoa
para os judeus
-
Significado da páscoa
para os cristãos
-
Quais os símbolos da
Páscoa?
-
Coelho coloca ovo? Qual
o significado do ovo de páscoa?
Tarefa
Divisão
de trio/quarteto em sala de aula:
-
Cada trio/quarteto terá
que ter um nome e um grito de guerra
-
Cada trio/quarteto terá
que fazer um cartaz em cartolina sobre a Páscoa
-
( Os cartazes serão
expostos no mural da Escola)
-
Jogo de perguntas e
respostas com base nos textos apresentados em sala de aula – cada dupla/trio
escolherá um representante que irá responder as perguntas
-
Premiação: 1 lugar
- 2 caixas de bombom
2 lugar
- 1 caixa de bombom
3 lugar – 1 barra de chocolate
Pontuação
Nome
Grito de guerra
Cartaz
Perguntas e respostas
Presença dos componentes da dupla ou trio nas ultimas
aulas
CONCLUSÃO
-
CONFRATERNIZAÇÃO E
DISTRIBUIÇÃO DE PREMIOS
OBS. Essa atividade pode ser feita em 4 aulas – a
premiação e a confraternização podem ser fitas na ultima aula
AULA – AUTO-ESTIMA – COMO EU
ME VEJO?
Objetivo
-
fazer o aluno se conhecer
-
fazer o aluno entender a sua realidade
-
fazer o aluno perceber o que realmente importa
DINÂMICA
QUATRO COISAS MAIS IMPORTANTES DA VIDA.
Objetivo – Fazer com
que os alunos se soltem, e coloquem o seu senso-crítico pra fora, pois todos
deverão falar. Inicia-se a aula perguntando ou colocando no quadro negro, as
quatro coisas mais importantes da vida em forma de questões.
1. Uma pessoa importante em minha vida que eu
quero bem.
2. Um sentimento importante que eu tenho.
3. Uma parte do meu corpo que mais gosto.
4. Um objeto material que estimo.
Organizar os alunos em círculos, faça eles
escreverem no papel, que será dividido em quatro partes.
Num segundo momento, faça eles irem se
desfazendo de três coisas, e ficar só com uma.
No final faça com que os alunos falem o que
jogaram fora e com o que ficaram e o porque ficaram com aquele papelzinho.
CONCLUSÃO
PENSAR SOBRE O QUE REALMENTE É IMPORTANTE ME
MINHA VIDA E COMO ISSO SE RELFETE EM SALA DE AULA E NOS AMBIENTES ONDE CONVIVO.
Sempre presenciei professores de Ensino Religioso voltados para uma determinada religião. E vou lhe contar: abominava. Mas, o seu trabalho é diferenciado e muito importante para os nossos jovens, em sua maioria sem rumo por falta de apoio social. Você é o professor de Ensino Religioso que eu gostaria de ser. Continue esse trabalho maravilhoso que, com certeza, ajudará muitos jovens, seus colegas, as famílias e a sociedade em geral. Parabéns!
ResponderExcluirO q muitos precisam mesmo é de Deus!!!!!
Excluirgostei também das dinamicas Obrigada
ResponderExcluirgostei também das dinamicas Obrigada
ResponderExcluiradorei! achei as atividades bem elaboradas, com propósitos bem claros. valeu vou usar nas minhas aulas agora mesmo. pois estou tendo muita dificuldade de ministrar essa disciplina na minha escola.
ResponderExcluirlegal. vou usar
ResponderExcluirLegal! Vou aplicar. :)
ResponderExcluirParabéns, estou iniciando minhas aulas hoje de Ensino Religioso e já tenho conteúdos, que tirei daqui, muito obrigado!!!!
ResponderExcluirParabéns, estou iniciando minhas aulas hoje de Ensino Religioso e já tenho conteúdos, que tirei daqui, muito obrigado!!!!
ResponderExcluirMuito bom mesmo, conteúdo riquíssimo.. Amei.. Parabéns!!!!
ResponderExcluirParabéns, ótimas atividades!
ResponderExcluirwww.ensinoreligiosoemdestaque.blogspot.com.br ... essa é mais uma sugestão...fiz pensando em ajudar também...
Parabéns colega por essa preciosidade, terei um imenso prazer em utilizar as dinâmicas nesse inicio de ano letivo.
ResponderExcluirAdorei. Vou ter a minha primeira experiência como professora de religião e gostaria de trabalhar com meus alunos essa parte dos valores, e tentar não focar em determinada religião. Parabéns pelo trabalho. Vai me ajudar muito!
ResponderExcluirObrigado pelas informações.
ResponderExcluirMuito úteis.
muito bom estruturadas,parabéns!!!!! eis a matéria da qual não me adéquo muito bem, pois estou sempre misturando religião com outras disciplinas.
ResponderExcluirBoa noite. Preciso muito de textos que tratem das seguintes temáticas:
ResponderExcluirAs características dos mistérios nos diversos textos religiosos.
O modo como é narrado o mistério da vida nos textos sagrados.
Função política das ideologias religiosas
Você pode me ajudar?
Blza
ResponderExcluirExcelente material! 👏👏👏
ResponderExcluirAmei😊
ResponderExcluir