domingo, 20 de setembro de 2015

Professor Ronaldo - Física

Aula de Física ministrada nas turmas 1003 e 1004

Ficção Científica e a Física nas telas do Cinema

Dados da Aula: O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula o aluno poderá aprender o conceito de Ficção Científica. Além disso, será  analisado, de acordo com as leis da Física, nos filmes e seriados televisivos, possibilidades da ocorrência na vida real de fatos  como visão de fogo, explosões no espaço, viagem no tempo entre outros. Ainda, esta aula pode contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas à temática da aula. 

Duração das atividades: Aproximadamente 100 minutos, duas (2) aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para o desenvolvimento da aula.
Estratégias e recursos da aula
 As estratégias utilizadas serão:
  • Aula interativa;
  • Apresentações de vídeos;
  • Confecção de cartazes;
Motivação
Estando os alunos organizados em duplas, será distribuído para os alunos, cópias impressas (em número suficiente) da poesia “Máquina do Tempo” (Fig.1), da autora Kátia Kelly, conforme link abaixo. Feito isto, deverá solicitar que cada dupla faça a leitura da poesia em questão.   
Link da Poesia “ Máquina do Tempo (Kátia Kelly)”:
http://sitedepoesias.com.br/poesias/39801   Acessado em: 12 Setembro 2015.    
Figura 1: "Máquina do Tempo"   
Observação: Assim que todos concluírem a leitura, os alunos responderam algumas perguntas. Abaixo sugestão de um roteiro de discussão
Roteiro de Discussão:
  • Se vocês tivessem uma máquina do tempo o que fariam?
  • Vocês acham que é possível existir uma máquina do tempo?
  • Segundo os seus conhecimentos em Física, vocês acham que é possível uma pessoa construir uma máquina do tempo? Por quê?
  • Segundo os conceitos Físicos, é possível uma pessoa viajar no tempo? Por quê?   
Observação:
É fundamental que neste momento todos aqueles, que se sentirem à vontade, possam expressar suas opiniões!
Além disso, estas perguntas poderão ser respondidas com maior certeza durante o desenvolvimento desta aula, a qual tem como temática a Física em filmes de Ficção Científica.     
Atividade 1 
Continuando a aula, perguntar se os alunos, em algum momento, já assistiram ao filme “De volta para o Futuro” dos autores Michael J. Fox , Christopher Lloyd , Lea Thompson, Crispin Glover , Thomas F. Wilson. Desta forma, após ouvir as respostas dos alunos, pedir para que eles assistam ao trecho do referido filme, com duração de 02 minutos e 16 segundos, acessando o link disponibilizado abaixo.   
Link do Filme “De volta para o Futuro” (Fig. 2):
http://www.youtube.com/watch?v=JSmG52uHU9k  Acessado em 03 de agosto de 2015.                                          
Figura 2: Trecho do filme “De volta para o Futuro”   
Após os alunos terem assistido ao trecho do filme em questão, iniciar uma conversa sobre o vídeo.
Roteiro de perguntas       
  • O que Dr. Brown e Marty McFly utilizaram como máquina do tempo?
  • Quais são os conceitos Físicos citados no vídeo?
  • Vocês acham que esses conceitos foram abordados corretamente? Por quê?
  • Será que poderíamos viajar no tempo seguindo as instruções dadas pelo personagem Dr. Emmett "Doc" Brown? Por quê?   
Observamos que este momento é importante tanto para socializar informações entre os alunos, como também para corrigir conceitos errôneos, esclarecer dúvidas, além de possibilitar trabalhar a competência oral dos alunos!   Destacamos ainda que, isso  deverá favorecer com que os alunos compreendam que:    
  • Neste trecho do filme são abordados os conceitos de velocidade e tempo.
  • Que os conceitos Físicos abordados (velocidade e tempo) estão incorretos. A velocidade proposta é muito baixa para causar uma Dilatação de Tempo, que ocorre próximo a velocidade da luz, conforme a Teoria da Relatividade.

Atividade 2
Prosseguindo a aula, com a pergunta aos alunos:   
Vocês já ouviram falar sobre o termo “Ficção Científica”? Este filme é de Ficção Científica? Por quê?
Em seguida, após ouvir as opiniões dos alunos, pedir para que cada dupla pesquise em dicionários eletrônicos ou impressos a definição do temo Ficção Científica. Abaixo sugerimos alguns links para a realização da  pesquisa.   
Sugestão de links para a pesquisa:   
http://www.dicionarioweb.com.br/ (Fig. 3)       
Figura 3: Imagem do site “Dicionário Web”         
Feito isto, iniciar uma discussão sobre o conceito que pesquisaram: o que é Ficção Científica, se o referido filme é ou não deste gênero etc. 
Atividade 3  
Pedir que os alunos (ainda em duplas) pesquisem, em sites da internet, filmes de Ficção Científica que abordem conceitos de Física, como por exemplo velocidade, tempo, força entre outros. Desta forma, para a realização da pesquisa os alunos deverão seguir o roteiro abaixo. Além disso, há sugestões de sites para a realização das pesquisas e  alguns vídeos que abordam conceitos físicos. 
Roteiro da pesquisa:
  • Nome do filme.
  • Qual a história do filme?
  • Quais os conceitos físicos presentes no filme?
  • Vocês acham que estes conceitos foram abordados de forma correta?   Por quê?
Sugestão de sites para a Pesquisa:   
Figura 4: Imagem do site “Melhores Filmes”              


Sugestões de filmes:  
  • Superman
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ev1zkGEVoiM&feature=related  Acessado em: 03 de Agosto 2015.    
  • Homem Aranha
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=wXS_d7M3124  Acessado em: 03 de Agosto 2015.    
Espera-se que nesta atividade os alunos compreendam as impossibilidades de fatos como:
  • Não é possível que uma pessoa possua visão de raio-X, como mostrado no filme do Superman. Pois, para isto é necessário que se aplique uma grande diferença de potencial, para produzir uma onda eletromagnética, e o corpo humano não possui tal capacidade.
  • Não é possível que uma pessoa possa voar utilizando teias de aranha entre os prédios da cidade, como o homem Aranha faz. Para isto, a teia - que não produzimos em nosso corpo, teria que ser muito resistente e em grande quantidade.
  • Não é possível que no espaço possamos ouvir explosões, pois o som não se propaga no vácuo.
Após o término das pesquisas, realizar uma discussão entre todos sobre a atividade em questão. Para isto, cada dupla deverá compartilhar com os demais alunos, os resultados de suas pesquisas. Responder perguntas sobre os filmes indicados, conforme exemplo abaixo.   
Roteiro de questões sobre os filmes sugeridos:
  • Seria possível uma pessoa ser cortada por um laser?
  • Alguém poderia ter uma visão de fogo, como o Superman?
  • Será que poderíamos “voar” segurando em prédios, utilizando de teias de aranha, como o Homem Aranha?
  • Será que é possível ouvirmos barulhos de explosões no espaço?   
É importante os alunos construam o conhecimento de que muitos dos conceitos físicos abordados nestes filmes, bem como em outros, de Ficção Científica,  não estão de acordo com as Leis da Física.    
Para finalizar a aula, os alunos organizaram uma Amostra de filmes intitulados: "A utilização errônea dos conceitos Físicos em filmes de Ficção Científica", elaborando, cada dupla, um mural (Fig. 5) que deverá conter:  

  • Nome do filme.
  • A imagem de uma cena que demonstre um conceito físico.
  • Explicação que relate por que este conceito está errado no filme.   
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000538/0000004847.jpg                                                         
Figura 5: Mural do filme “Star Wars”.
Observação: 
Quando todas as duplas terminarem de elaborar os murais, eles deveram colocar
 os murais em um local acessível para que várias pessoas vejam.   

Sugestão de Atividade     
Sugestão1
Apresentar aos alunos o trecho do filme “Superman voando sobre o planeta Terra” (Fig.6), com duração de 00 minutos e 30 segundos, conforme postado abaixo.
 
Link do vídeo “Superman voando sobre o planeta Terra”:
   Acessado em: 12 Setembro 2015.     
                                          
Figura 6: Imagem do filme “Superman voando sobre o planeta Terra ”   
Ao finalizar a apresentação do vídeo, iniciar uma discussão com os alunos, por meio do roteiro de questões disponíveis abaixo:   
Roteiro de questões: 
  • Uma pessoa poderia voar utilizando apenas uma capa como a do Superman?
  • Que tipos de recursos seriam necessários para que uma pessoa voasse de verdade?
  • O filme do Superman é de Ficção Científica? Por quê?  
É importante que os alunos concluam que uma pessoa poderia voar se ela possuísse um sistema de propulsão como, por exemplo, os de  motores de aviões e uma aerodinâmica que possibilitasse sua permanência no ar.  Além disso, para que o Superman voasse de verdade seria necessário que ele possuísse asas e não uma capa!                 
Sugestão 2  
Assistir o trailer do filme “Madagascar 2”( Fig.7), com duração de 01 minuto e 02 segundos.   

Link do vídeo “Madagascar”:   

                          
Figura 7: Imagem do filme “Madagascar 2”   

Observaram algum conceito físico no filme? Quais seriam esses conceitos?   
Após ouvir as respostas dos alunos, o professor, de forma a favorecer com que eles percebam quais conceitos físicos estão presentes no trecho do vídeo assistido, poderá fazer as seguintes perguntas:
  • Será que seria possível um avião ser segurado no ar por dois pára-quedas?
  • Quando um avião está em queda livre, o que acontece com as pessoas que estão a bordo?
  • É possível que as pessoas conversem em quanto um avião esta caindo?
Recursos Complementares
Os links abaixo se referem ao conceito de Ficção Científica e Física nas telas do cinema:  
Avaliação
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante perceber ao final das aulas se os alunos compreenderam o significado de Ficção Cientifica, bem como sobre como a Física está sendo aplicada nas telas dos cinemas.

  

   



Nenhum comentário:

Postar um comentário