terça-feira, 3 de novembro de 2015

Prof Ricardo Freitas - 3 ano - Prod. Textual

Elementos coesivos, concordância e regência


Abordaremos sobre os pronomes relativos usados como elementos coesivos e as relações de concordância e regência estabelecidas no texto dissertativo argumentativo.Quando lemos um texto que apresenta boa construção, percebemos que existem ligações entre os diversos segmentos das partes que o constitui. Cada frase, cada parágrafo deve manter um elo com frase (s) e parágrafo (s) anterior (es), a fim de não se perder o fio do pensamento. Cada enunciado do texto deve estabelecer relações lógicas com os outros enunciados a fim de tornar o conteúdo do texto coerente. Essa conexão interna entre os vários enunciados do texto chama-se coesão.  Além das preposições, conjunções, alguns pronomes e advérbios estabelecem relações de sentido entre enunciados e palavras de um mesmo texto: são recursos essenciais de coesão textual. Os pronomes relativos também podem trabalhar como elemento de coesão textual.

O pronome relativo se caracteriza por substituir um termo antecedente e iniciar sempre uma nova oração.


Uso dos pronomes relativos

Que: É o pronome relativo mais utilizado, sendo considerado um pronome relativo universal. Refere-se a coisas ou a pessoas e pode ser substituído por: o qual, a qual, os quais e as quais. Além disso, pode aparecer precedido pelos pronomes demonstrativos o, a, os, as.
Exemplos:
Acabei de lavar o vestido que estava sujo de tinta.
Já nem sei o que faço.
Quem: Refere-se somente a pessoas, nunca a coisas. Vem sempre antecedido de preposição quando tem um antecedente explícito.
Exemplos:
Este é o garoto a quem sempre amei.
É esta a professora de quem você falou?
Onde: É utilizado para indicar um lugar, podendo ser substituído por: em que, no qual, na qual, nos quais e nas quais. Pode ser utilizado juntamente com preposições, formando as palavras aonde e donde para transmitir noções de movimento.
Exemplos:
Este é o apartamento onde vivi quando pequena.
O hotel onde ficamos era cinco estrelas.
Qual e suas flexões: Vem sempre precedido de um artigo. Emprega-se depois de preposições com duas sílabas ou mais e de locuções prepositivas.
Exemplos:
Pensei nisso naquela noite de tempestade, durante a qual não consegui dormir.
Li um livro sobre o qual nunca tinha ouvido falar nada.
Quanto e suas flexões: Aparece depois dos pronomes indefinidos tudo, tanto, todos, bem como suas flexões.
Exemplos:
Compre tanto quanto for preciso.
Ele não fez tudo quanto havia prometido.
Cujo e suas flexões: Aparece entre dois substantivos e transmite uma ideia de posse, sendo equivalente a: do qual, da qual, dos quais, das quais, de que e de quem. Deve concordar em gênero e número com a coisa possuída.
Exemplos:
Escolheram os alunos cujas notas foram exemplares.
Preferem atletas cujo condicionamento físico está excelente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário