domingo, 14 de junho de 2015




                               PROFESSORA ALESSANDRA D'ANUNCIAÇÃO
                               
                               LÍNGUA PORTUGUESA

                               PROVA DO SEGUNDO BIMESTRE PARA AS TURMAS 1003 E 1004


                                                                     Letra para uma valsa romântica

            A tarde agoniza
            Ao santo acalanto
            Da noturna brisa.
            E eu, que também morro,
            Morro sem consolo,
            Se não vens, Elisa!

            Ai nem te humaniza
            O pranto que tanto
            Nas faces desliza
            Do amante que pede
            Suplicantemente
            Teu amor, Elisa!

            Ri, desdenha, pisa!
            Meu canto, no entanto,
            Mais te diviniza,
            Mulher diferente,
            Tão indiferente,
            Desumana Elisa!

                                                                    Manuel Bandeira.

    1-      A intenção do poeta é exprimir seus sentimentos e emoções. Portanto, classifica-se o texto como:
    a)      Um poema lírico
    b)      Um poema dramático
     c)      Um poema narrativo
    d)      Uma epopeia

    2-      Uma ocorrência  do mundo exterior _ o anoitecer _ desencadeia o sofrimento do poeta. Copie a metáfora que expressa essa ocorrência.
    a)      Ai nem te humaniza
    b )    A tarde agoniza
    c )     Noturna brisa
    d)      Desumana Elisa

    3 -      Para o texto em questão, qual o significado da palavra amante?
    a)      Pessoa amorosa
    b)      Pessoa que fala em amor
    c )      Pessoa que ama, apaixonada
    d)      Pessoa que mantém relação extramatrimonial

    4-      Em que verso temos a função conativa da linguagem?
    a)      Morro sem consolo
    b)      Ri, desdenha, pisa
    c)      A tarde agoniza
    d)      O pranto que tanto

    5-      Qual é o verbo que admite conversão da voz ativa para a passiva?
    a)      Verbo Intransitivo
    b)      Verbo Transitivo Indireto
    c)      Verbo Transitivo Direto Indireto
    d)      Verbo Transitivo Direto

    6-      Em que opção temos sujeito paciente?
    a)      O jogo foi um sucesso
    b)      Ele atirou a pedra
    c)      A pedra foi atirada longe
    d)      O carro parou bruscamente

    7-      O discurso indireto está presente em:
    a)      Ele disse que não voltaria.
    b)      Não queremos saber.
    c)      O filme foi ruim.
    d)      A lista está completa.

                      
                                 Cantiga de amor

            A dona que eu sirvo e que muito adoro
            mostrai-ma, ai Deus! pois que vos imploro,
            senão, dai-me a morte.

            Essa que é a luz destes olhos meus
por quem sempre choram, mostrai-ma, ai Deus!
            senão, dai-me a morte.

            Essa que entre todas fizeste formosa,
            mostrai-ma, ai Deus! onde vê-la eu possa,
            senão, dai-me a morte.

            A que me fizeste amar mais do que tudo,
            mostrai-ma e onde possa com ela falar,
            senão, dai-me a morte.

                                                                           Bernardo de Bonaval.

    8-      O eu-lírico é masculino e faz dois pedidos. Que pedido ele faz na primeira estrofe?
    a)      Que Deus o ajude
    b)      Que Deus o fizesse parar de chorar
    c)      Que Deus mostrasse a dona
    d)      Que Deus o levasse dessa vida

    9-      O que o eu-lírico pede na última estrofe?
    a)      Pede para falar com ela
    b)      Pede para morrer
    c)      Pede para vê-la
    d)      Pede para que ela continue formosa

    10-  Além de colocar nas mãos de Deus a possibilidade de ser feliz, o poeta atribui a Ele a responsabilidade pela beleza da mulher. Que fragmento da cantiga expressa a segunda ideia?
     a)      Essa que é a luz desses olhos meus
     b)      Essa que entre todas fizeste formosa
     c)      A que me fizeste amar mais que tudo
     d)      A dona que sirvo e que muito adoro




Nenhum comentário:

Postar um comentário